Alimentação como arma no reforço do sistema imunitário
1 – A infecção por COVID19 afecta todas as idades, sendo em percentagem maior a partir dos 65 anos. Existem alimentos que possam ajudar a fortalecer o nosso sistema imunitário na luta contra esta infecção?
R: Não tratando de modo algum esta infecção, existem alimentos que de uma forma geral podem ajudar a reforçar o nosso sistema imunitário. Assim, estamos a falar dos alimentos com propriedades antioxidantes, ou seja, que evitam a oxidação das células do sistema imunitário, bem como ricos em vitaminas do complexo B, C e E e minerais como Selénio e Zinco que regulam o seu funcionamento.
2- Tendo em conta que cada caso é um caso, quais os alimentos de um modo geral, que podem ajudar esse fortalecimento?
R: Consideramos 4 grandes grupos essenciais no reforço do sistema imunitário:
- Fontes de Vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão, lima), kiwi, morangos, ananas e vários hortícolas, especialmente crucíferas, como couve-flor, brócolos, couve-de-bruxelas e ainda os espargos, espinafres e a couve portuguesa. A vitamina C é um antioxidante que estimula a resistência a infecções, nomeadamente infecções respiratórias.
- Fontes de vitamina E: óleos vegetais como azeite, óleo de girassol, milho, soja e arroz e frutos secos (amêndoa, noz, caju, …) ricos também em zinco. A vitamina E é um poderoso antioxidante na melhoria da resposta do sistema imunitário.
- Carotenóides: Vegetais e frutos de cor amarela, laranja ou vermelha como tomate, batata-doce, cenoura, abobora ou melão. Os carotenóides são ativadores do sistema imunitário, melhorando desta forma a defesa do organismo.
- Fontes de Selénio: Castanha do brasil, cogumelos frescos, frango, brócolos, cebola e alho. O Selénio é um mineral de elevada importância na eliminação dos radicais livres, atuando em sinergia com a vitamina E.
3- Tendo em conta produtos fáceis de encontrar nos supermercados ou mercearia locais, qual seria um bom exemplo de um pequeno-almoço e um almoço/jantar, com alimentos que nos ajudem no fortalecimento do sistema imunitário?
R: Existe uma infinidade de agradáveis combinações possíveis, assim, deixo uma possível sugestão:
Pequeno-almoço: 1 sumo de laranja natural e 1 iogurte sólido magro com flocos de aveia e 1 punhado de frutos secos ao natural. A fruta pode, em alternativa ao sumo, ser adicionada ao iogurte fatiada ao natural.
Almoço/jantar: Iniciar sempre a refeição com uma sopa ou creme onde deverão estar presentes alguns vegetais crucíferos.
Ex: Creme de brócolos e couve-flor e Frango grelhado com batata-doce assada e salteado de espinafres e alho. Termine com uma peça de fruta, ex: Kiwi.
A refeição deve ser acompanhada por água ou água aromatizada, mantendo uma adequada hidratação.
A Nutricionista,
Margarida Pimentel 2442N